É com grande orgulho que informamos que neste momento pertencemos a um exclusivo numero de parceiros do imenso projecto nacional VIA FERRATA PORTUGAL, um local onde podemos ter informações detalhadas sobre todas as Vias Ferratas em Portugal, informações de segurança, fotografias, eventos, e onde podemos fazer reservas de evento com varias empresas licenciadas para este tipo de atividade! Nós somos uma dessas empresas e com muito orgulho dizemos obrigado pela confiança! Vejam o site na integra:
www.viaferrataportugal.com
0 Comments
Querido Pai Natal,
Espero que esta carta o encontre cheio de alegria e rodeado daquela magia especial que só tu és capaz de proporcionar. Este ano, tenho um pedido especial a fazer, algo que não só fará as pessoas felizes, mas também ajudará a região de Barroso a brilhar ainda mais. Gostaria de pedir que neste ano, o turismo de atividades floresça. Quero que mais e mais pessoas descubram e se apaixonem pelas atividades radicais de turismo que a região de Barroso tem para oferecer. Desde aventuras emocionantes até momentos de tranquilidade em meio à natureza, Barroso é um verdadeiro tesouro escondido. As cascatas que refrescam a alma, os castelos que contam histórias de tempos passados e toda a beleza natural que envolve esta região merecem ser explorados e apreciados por todos. Os alojamentos e estadias aqui são mais do que simples lugares para descansar; são portas de entrada para experiências únicas, momentos que ficam gravados na memória para sempre. Peço-te, Pai Natal, que ajude a espalhar esta mensagem. Que as pessoas sintam o chamado da beleza de Barroso, que desejem conhecer seus segredos escondidos e se deixem encantar por tudo o que esta região tem para oferecer. Que as histórias de suas maravilhas naturais se espalhem como luzes cintilantes numa noite estrelada. Obrigado por ouvires o meu pedido, Pai Natal. Sei que com a tua ajuda, o encanto de Barroso será descoberto por mais corações neste próximo ano. Com amor e esperança, A TUA CEITA MONTALEGRE Celebre o Natal com Experiências de Aventura Inesquecíveis!
O espírito natalício está no ar e com ele chega a oportunidade perfeita para oferecer presentes que transcendem o comum. Este ano, troque os presentes tradicionais por algo verdadeiramente memorável - experiências emocionantes de atividades de aventura que ficarão gravadas na memória para sempre. Nesta temporada de festas, não há melhor maneira de celebrar do que proporcionando momentos emocionantes e cheios de adrenalina. As experiências de aventura oferecem uma alternativa emocionante aos presentes convencionais. Desde emocionantes jogos de paintball até voos emocionantes de parapente, eventos emocionantes de via ferrata, passeios tranquilos a cavalo ou explorando a natureza de jipe ou buggy, até aventuras aquáticas como kayak, paddle, waterbikes e snorkelling - há algo para todos os aventureiros e amantes da emoção. Por que escolher experiências de aventura neste Natal?
Desperte o espírito aventureiro neste Natal. Escolha presentes que inspirem, emocionem e criem memórias inesquecíveis. É hora de celebrar esta época festiva com experiências que levam a alegria a um novo nível! Junte-se a nós para tornar este Natal uma aventura memorável! Eis que chegamos ! Estamos neste momento no pontilhão do porto da lage e a ponte que vêem a vossa frente intitula-se de ponte do porto da lage dai o nome da praia. Como já viram anteriormente trata-se de uma área já existente mas que se encontrava ao abandono e foi requalificada para dar espaço a um ponto de convívio como aquele que iremos fazer agora com este Pik Nic onde poderão degustar alguns dos sabores de Barroso e não só! Não tenham vergonha sentem-se numa mantinha e socializem, as pessoas que passam na nossa vida vêem sempre por um motivo!
Divirtam-se e voltem dia 21 MAIO para a nossa Caminhada do ALTO RABAGÃO onde iremos dar a conhecer o lado magico da Albufeira. OBRIGADO A TODOS PELA VISITA. PORQUE O QUE IMPORTA NÃO É O DESTINO MAS SIM A VIAGEM! Ponte Nova é o nome dado pelos habitantes da região a esta ponte original que segundo relatos está também enquadrada numa das via romanas secundarias da região, o que faz todo o sentido já que o trilho sofre bifurcação anteriormente e segue ao encontro da via principal novamente, seguindo por Vila da Ponte e depois pela aldeia de Ladruguães em direção a Braga.
Esta ponte marca o final de um corgo 13 de moinhos constituído por cascatas, falésias, ôlas( pequenos poços de profundidade causados pelas forças das águas) e pequenas lagoas como a que podem conseguir ver se olharem para a vossa direita, que fazem deste bocado de Barroso um dos mais mágicos da região. Estamos a chegar.. Falta só mais esta pequena subida! ;) Neste momento encontramos-nos numa das via romanas da região, esta no caso especifico pertencente à rota principal entre Bracara Augusta( BRAGA) e Aqua Flaviae ( CHAVES), este segmento do troço une a aldeia de Vila da Ponte a Friães( passando na ponte da Cambela já explorada no trilho da ceita) e por sua vez ligaria a Penedones via Pisões, acontece que com a construção da Barragem a via ficou submersa sendo um dos marcos Milenares ai existentes transportado para a aldeia de Viade de Baixo onde ainda hoje se encontra e onde existe também uma um rota secundaria romana.
Para aceder ao detalhe de todo o trajecto da via romana utilize este link ou peça ajuda a um dos nossos monitores: https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1qvkBIWbHE_NCBxwnL9PmGk1FyKXE7V8&ll=41.72922228712722%2C-7.87540163896266&z=13 As cunhas são uma zona da aldeia de Friães com caminhos talhados a pedra grossa colocadas muitas vezes umas sobre as outras em forma de cunha, dai o nome CUNHAS, estes trilhos são uma parte icónica da aldeia devido aos seus muros laterais altos que retalham os lameiros dos habitantes da aldeia. Este tipo de estrutura ajudava a condução dos animais para o destino, facilitando o seu trajecto, já que com muros de altura elevada os animais não tinham tanta tendência a avançar para terrenos alheios.
/E aqui chegamos a um dos locais mais mágicos da região..Escutem e sintam.. Caminhem com cuidado e deixem-se envolver na natureza.. POR FAVOR NÃO TOQUEM EM NADA DENTRO DOS MOINHOS.
São um total de 13 Moinhos (2 da Aldeia de Bustelo e 11 da Aldeia de Friães) infelizmente quase a totalidade está em muito mau estado e inoperacional tendo alguns deles acessos extremamente difíceis para uma caminhada deste género, mesmo assim esperamos que possam satisfazer a vossa curiosidade e sirvam para umas boas fotos. Quanto ao funcionamento do Moinho o mecanismo era engenhoso mas simples, resumidamente abria-se a passagem de agua para as levadas que por sua vez era canalizada para o CUBO que encaminhava para a SETEIRA( espécie de funil que dava pressão à água) agua que batendo forte nas penas/pás do RODÍZIO fazia girar o CABAÇO e o VEIO que por sua vez Fazia girar a MÓ dentro do Moinho. Já no Interior o grão colocava-se na TREMONHA que descia depois pela QUELHA/CANA descendo através de vibração accionado pelo TARABELO uma peça em cruz que fazia tremer a QUELHA fazendo com que o grão caísse dentro do OLHO DA MÓ sendo de seguida moido. Existia ainda um sistema de calibração da textura da farinha accionado pelo ALIVIADOURO/ BOIS DO MOINHO basicamente um sistema que regulava a altura que a Mó de cima se encontrava do POUSO(ou Mó DE BAIXO). Dentro de todo este processo existem outros elementos e detalhes não mencionados que fazem parte de todo o engenho. Para mais detalhes sobre os componentes do Moinho consultem os artigos PDF existentes na internet como o "o moinho do meu avô" por exemplo. Aqui estamos atravessando mais um bosque encantado, passando a ponte dos moinhos que atravessa as águas do Rio de S. Martinho, águas estas que serviam outrora de fonte de energia para o funcionamento dos moinhos movidos a água "D'auga" como dizia a população mais sábia. Estes moinhos foram durante muitos anos a ferramenta de moagem das farinhas para a posterior elaboração do pão e farináceos que se utilizavam na época sendo muitas vezes a única forma de alimento em casa das famílias menos abastadas. Um pormenor interessante sobre estes moinhos era o facto de serem comunitários sendo que cada um deles podia pertencer a varias famílias que muitas vezes tinham direito apenas a algumas horas da semana para procederem a moagem dos seus grãos. Outro pormenor também interessante é o facto destes moinhos se encontrarem algo desviados das Aldeias de Friães e Bustelo o que obrigava as famílias a usar os carros de bois para levar os sacos o mais próximo dos moinhos sendo depois necessário carregar o peso dos mesmos em força humana ( às costas ;)
Na foto podem ver as antigas Pondras que serviam de passagem do rio antes da existência da ponte. |
|
HorárioActividades:9am -9pm
|
Telefone+351937819067
|
RNAAT163/2020
|
LocalizaçãoBairro de Lamelas nº1 5470-523 Friães Montalegre.
|
|